Presidente da Abef sinaliza que Índia pode abrir mercado para frango do Brasil

Segundo Francisco Turra, há interesse em parcerias empresariais e revisão de tarifasA Índia sinalizou nesta terça, dia 14, com a abertura de mercado para a carne de frango do Brasil. A informação foi divulgada pelo presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (Abef), Francisco Turra, em entrevista ao Agribusiness Online. Turra integra a missão liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em Nova Delhi, capital indiana.

De acordo com Francisco Turra, em reuniões com autoridades do governo da Índia em setores como comércio e alimentação, foi feita uma exposição das atuais condições do processo produtivo da avicultura brasileira. O presidente da Abef disse ter percebido o interesse de empresas indianas para a realização de parcerias comerciais.

? Há interesse dos indianos em trazer empresas para fazer join-ventures para positivar negócios não apenas para a Índia como para outros países. A Índia consome pouca carne. Na carne de frango, a media é 2 quilos pro ano, mas de mercado há um potencial enorme.

Ainda segundo Francisco Turra, a missão do Brasil pediu a revisão de tarifas de importação de frango, que, atualmente, são de 30% para o frango inteiro de 100% para cortes, o que é considerado impraticável.

? Há todo o interesse em rever, até porque a Índia não tem importadora de frango e agora, diante de uma necessidade, foi buscar exatamente o país que pode ser o maior parceiro dela, que é o Brasil.