Programa de incentivo à produção de orgânicos beneficia 13 mil produtores

Ações do governo para o setor envolvem fomento ao uso de produtos e processos apropriados e organização da rede produtivaO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou nesta semana que em 2008 as atividades de fomento à agricultura orgânica beneficiaram diretamente mais de 13 mil produtores, com ações voltadas ao uso de insumos e processos apropriados para produção dos orgânicos.

O projeto Bancos Comunitários de Sementes de Adubos Verdes foi o carro-chefe do setor. Criado em 2007, rendeu até agora 16 toneladas de sementes, distribuídas a mais de mil agricultores do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Pará.

Conforme o Mapa, de agosto de 2006 a setembro de 2008 o Brasil exportou um total de 37 mil toneladas em produtos orgânicos, que equivale a uma receita de US$ 26,7 milhões. Desse montante, destacam-se produtos como a soja orgânica, com mais de oito mil toneladas em vendas externas, o açúcar, com quatro mil toneladas, e o café, com 209 toneladas. Juntos, registraram US$ 9,5 milhões em exportação. Os principais países de destino dos produtos foram Holanda, Suécia, Estados Unidos, Inglaterra e França.

Para o governo, o grande avanço do programa de incentivo à produção orgânica (Pró-Orgânico) ocorreu com a publicação do decreto 6.323/2007, que regulamenta os alimentos orgânicos e vai permitir a certificação dos produtos.

O Pró-Orgânico envolve ações ligadas à educação, fomento ao uso de produtos e processos apropriados, promoção do consumo responsável e organização da rede produtiva. Fazem parte do programa os Estados do Pará, Acre, Rio de Janeiro, de Minas Gerais, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, São Paulo, da Bahia e do Paraná.