Reduzir dependência do produto importado é meta do setor de fertilizantes

Especialistas dizem que demora para obter licenças ambientais é um dos entraves da sustentabilidade no paísReduzir a dependência do produto importado é uma meta do setor de fertilizantes. Só que instalar uma fábrica dessas aqui no Brasil requer muito mais que recursos financeiros e chega a levar dez anos. Em alguns casos é preciso obter mais de 40 licenças ambientais.

O Desafio da Sustentabilidade, tema do fórum produzido pela Bunge nesta segunda, dia 31, em São Paulo, passou por essa questão. Segundo a presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, a redução da burocracia é um problema que pode fazer com que mais da metade dos investimentos do PAC, mais de R$ 5 bilhões, não sejam feitos.

Mas não é só isso. Empresários, políticos e organizações não-governamentais (ONGs) discutiram o papel do agronegócio em um momento que a palavra sustentável toma conta de noticiários, salas de aula e gabinetes de governantes.

Para os participantes do fórum, dois fatores são fundamentais pra que a sustentabilidade saia dos debates e vire realidade: ciência e investimentos. Eles dizem que é preciso investir não só em pagamento por serviços ambientais ? o que também é importante ? mas o maior investimento deve ser destinado à ciência e à pesquisa, pois só elas podem mostrar os reais benefícios ou prejuízos que a preservação ambiental pode trazer.

Durante o evento, o ex-ministro Alysson Paolinelli criticou a quantidade e a contradição das leis ambientais. Para ele, o agronegócio brasileiro precisa se divulgar melhor.