Tecnologia da Embrapa vai ajudar produtores de feijão a aumentar produção

Técnica pode render três sacos e meio de feijão a mais para o agricultor familiar sem aumentar custo de produçãoAcordo de cooperação técnica que prevê a disponibilização de tecnologias ao segmento foi assinado pelo presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvio Crestana e o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guilherme Cassel, durante a cerimônia de lançamento do Plano Safra Mais Alimentos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília (DF).

No estande da Embrapa montado para o evento, Lula pôde conhecer a tecnologia de inoculação do feijoeiro, apresentada por Crestana, e que atraiu a atenção da comitiva presidencial. O diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura Familiar do MDA, Argileu Martins, aposta na ampla disseminação da tecnologia que, segundo ele,  “associa baixo custo à facilidade da adoção e à  preservação do meio ambiente por diminuir uso de fertilizante sintético”.

O secretário de agricultura do Paraná, Valter Bianchini, aprovou a técnica. Ele ressaltou que a ampliação da produção de feijão naquele Estado é uma preocupação.

? Além de aumentar a produção, o inoculante reduz o custo, e adubo químico é um dos fatores limitantes da produção do feijão ? disse ele.