Trabalhadores de dois portos argentinos entram em greve

Motivo da paralisação é a ausência de um acordo salarialTrabalhadores de um importante centro portuário ao norte da cidade argentina de Rosário estão em greve desde esta quarta, dia 2, em dois portos. As discussões com exportadores de grãos se aproximam de um acordo.

Segundo um representante sindical, o motivo da paralisação é a ausência de um acordo salarial. De acordo com ele, a greve está confirmada no terminal 6. Esse terminal pertence à Bunge e à Aceitera General Deheza, duas das maiores exportadoras da Argentina.

Segundo a secretária administrativa da cooperativa de trabalhadores portuários, Monica Games, a concretização de um acordo não está muito distante. A cooperativa está negociando as taxas que cobram de exportadores para os serviços que fornece nos portos.

Até o momento, o efeito da greve é limitado. Apenas dois portos entre 12 no centro exportador de grãos Rio Paraná foram fechados, segundo Monica. Além disso, a atividade dos portos está num período de baixa temporada neste momento, conforme diminui a oferta de grãos da última safra. A colheita deve começar no fim deste mês.

A maior exportadora de grãos da Argentina, a Cargill, também está com seu terminal portuário bloqueado, de acordo a secretária. O terminal 6 é uma das maiores unidades de processamento e carregamento de soja na região. Ambos os portos ficam em San Lorenzo.

O gerente geral da Câmara de Comércio de San Lorenzo, Gabriel Albo, afirmou que, embora as negociações pareçam ir bem, se forem interrompidas certamente a greve se espalhará para outros portos da região.

Cerca de três quartos da exportação agrícola da Argentina é embarcada em portos fluviais agrupados no entorno de Rosário. O país lidera as exportações de farelo e óleo de soja e está em terceiro lugar na exportação de soja.

No ano passado, a mesma cooperativa paralisou as exportações para forçar empresas a cancelar contratos declarando “força maior”, durante greve que durou cerca de duas semanas.

? Acontece todo ano e é algo que precisamos superar ? disse Albo.