Usinas de biodiesel da Petrobras ultrapassam meta de produção em 2008

Unidades começaram a operar neste ano, quando a empresa passou a produzir o biocombustível para vendaA Petrobras informou nesta terça, dia 30, que as usinas de biodiesel de Candeias (BA) e de Quixadá (CE) superaram suas metas de produção previstas para 2008. As duas usinas iniciaram sua produção em outubro deste ano, marcando a entrada da Petrobras na produção comercial de biodiesel.

Segundo a empresa, as unidades ? operadas pela Petrobras Biocombustível ? chegam ao final deste ano com uma produção total de 8,8 milhões de litros de biodiesel entregues ao mercado, ultrapassando os oito milhões de litros vendidos nos dois leilões realizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) neste segundo semestre do ano.

Em três meses, Candeias e Quixadá entregaram, cada uma, 4,4 milhões de litros de biodiesel. A Usina de Candeias já iniciou a entrega antecipada do biodiesel vendido no 12º leilão, contratado para o primeiro trimestre de 2009, informou a empresa.

A estatal divulgou ainda que a sua terceira usina de biodiesel já está em fase de condicionamento operacional e deve iniciar produção em janeiro do próximo ano, no município de Montes Claros (MG). Juntas, as três usinas têm capacidade de produzir 170 milhões de litros de biodiesel por ano.

A primeira produção comercial de biodiesel comercializado no leilão da ANP foi entregue pela Petrobras em 3 de outubro deste ano. O carregamento, com 44,78 mil litros de biodiesel, saiu de Candeias, na Bahia. A usina tem capacidade para produzir 57 milhões de litros de biodiesel por ano.