Vinícolas e alambiques gaúchos vão à França prospectar clientes

Empresários vão expor seus produtos no Salão Internacional da AlimentaçãoProspecção de clientes é o objetivo de um grupo de cinco micro e pequenas empresas gaúchas que participam do maior evento da indústria alimentar do mundo, o Salão Internacional da Alimentação (Sial 2008). O evento começou neste domingo, dia 19, e segue até a quinta-feira.

O grupo é composto por duas vinícolas, uma de Bento Gonçalves e outra de Garibaldi, e por dois alambiques, um de Bento Gonçalves e outro de Ivoti. Também participa um apiário da cidade de Arroio do Meio. Dos empreendimentos, quatro expõem seus produtos e um participa de missão empresarial para conhecer as novidades e realizar contatos.

A ida dos gaúchos à França é uma promoção do Programa Juntos Para Competir, em parceria com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e Caixa/RS. O Juntos para Competir é coordenado pelo Sebrae no Rio Grande do Sul, Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O programa busca organizar e aprimorar as cadeias produtivas do agronegócio no Rio Grande do Sul, como a bovinocultura de corte, a suinocultura, a ovinocaprinocultura, a fruticultura, a floricultura, a vitivinicultura, a apicultura e a cultura da cana-de-açúcar e seus derivados.

De acordo com o coordenador de Agronegócio do Sebrae gaúcho, Ângelo Aguinaga, as empresas são de segmentos diferentes, mas têm objetivos em comum.

? Desde 2005, realizamos missões internacionais à França e à Alemanha com empresas gaúchas. São empreendimentos que estão em busca da ampliação de mercados via exportação ? diz.

Segundo ele, os alambiques e as vinícolas irão expor e comercializar vinhos, espumantes e cachaças de fabricação própria, em um estande coletivo de 35 metros quadrados, no Pavilhão de Bebidas da Sial 2008.

Segundo Aguinaga, as vinícolas integram o South Brazilian Wine, projeto promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa aumentar as exportações de vinhos finos, espumantes e sucos de uva com valor agregado, consolidando os produtos vitivinícolas sul-brasileiros no mercado internacional.

Participam do estande gaúcho as vinícolas Courmayer, de Garibaldi; e Lídio Carraro, de Bento Gonçalves. As empresas integram o Arranjo Produtivo Local (APL) Vitivinicultura da Serra Gaúcha, projeto que visa ampliar a participação no mercado, buscando a inserção das pequenas vinícolas.

Estarão na feira os alambiques gaúchos Weber Haus, de Ivoti; e Casa Bucco, de Bento Gonçalves. As empresas fazem parte os projetos Alambiques Gaúchos, que visa consolidar o diferencial de qualidade da cachaça gaúcha por meio da agregação de valor e aumentar as vendas; e do APL de Cana-de-açúcar e derivados do Litoral Norte Gaúcho, que objetiva buscar instrumentos licenciadores e certificadores, visando o aumento nas vendas das fábricas para novos mercados e o aumento da produtividade da cana-de-açúcar.

O diretor-comercial da Cachaçaria Weber Haus, Evandro Weber, busca ampliar a divulgação da empresa.

? Estamos em processo de maior internacionalização da nossa marca. A oportunidade de participar de um evento reconhecido mundialmente como esse, é um voto de credibilidade no nosso trabalho ? conta.

Além do Brasil, atualmente a Weber Haus comercializa seus produtos em países como Estados Unidos, Itália e Alemanha.

O Apiário Tio Gersom, de Arroio do Meio, vai à França para iniciar o trabalho de prospecção de mercado, conhecer as últimas tendências e se adequar ao mercado internacional. O empreendimento é atendido pelo Sebrae por meio do Pólo de Apicultura do Pampa Gaúcho, que objetiva aumentar a comercialização de produtos apícolas em novos nichos do mercado interno e externo (União Européia), fomentando a implementação das Boas Práticas Agrícolas e o uso de ferramentas de gestão empresarial.