Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba começa a ser construída em julho no Piauí

Projetos de licenciamento ambiental, arquitetura e urbanismo e de alfandegamento estão em análiseA Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, no Piauí, está trabalhando em ritmo acelerado para que as obras da instalação da infraestrutura possam ser iniciadas até julho, como determina a legislação. Atualmente, estão sendo elaborados os estudos básicos da ZPE, que consistem no projeto de Licenciamento Ambiental, projeto de arquitetura e urbanismo e projeto de alfandegamento.

Os três projetos estão sendo elaborados através de contrato com empresas especializadas com o apoio financeiro do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). De acordo com o presidente da Companhia, Mirocles Veras, o projeto de alfandegamento está em fase avançada, pois deve ser entregue à Delegacia da Receita Federal até 20 de março.

Somente depois de concluídas as instalações da ZPE e após uma avaliação da Receita, a zona recebe a autorização para começar a operar.

O projeto de Licenciamento Ambiental consiste no Estudo de Impacto Ambiental e no Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima). O projeto de arquitetura e urbanismo trata de questões como energia elétrica, acessos viários, estação de tratamento de água, telecomunicações, entre outros.

A ZPE de Parnaíba ocupará uma área de 315 hectares em Parnaíba, a 336 km de Teresina. A expectativa do governo é que o empreendimento aumente em 100% as exportações do Estado.