Ministério da Agricultura apreende mais de 600 toneladas de agrotóxicos em 2009

Produtos apresentaram irregularidades na composição e embalagens sem rastreabilidadeO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fiscalizou, no ano passado, 666 marcas de agrotóxicos (do total de 700 que estão no mercado), em 176 estabelecimentos. A operação resultou na apreensão de 606 toneladas de produtos, que apresentaram irregularidades na composição e embalagens sem rastreabilidade.

? O índice de conformidade alcançou 92%. Temos o papel de monitorar a produção, importação e exportação de agrotóxicos e afins e conferir a qualidade desses insumos, por meio de análise laboratorial ou fiscal dos produtos fabricados ou formulados ? ressalta o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins, da Secretaria de Defesa Agropecuária, Luís Rangel, que apresentou os dados, nessa segunda, dia 29, na 46ª reunião ordinária da Câmara Temática de Insumos Agropecuários, em Brasília.

Ainda de acordo com Rangel, também cabe ao Ministério da Agricultura analisar a procedência das matérias-primas, a armazenagem e os produtos técnicos para certificar a conformidade com os parâmetros definidos no registro e em normas e padrões estabelecidos.

? Colaboramos, ainda, com a Polícia Federal no combate ao contrabando de agrotóxicos e afins nas principais fronteiras brasileiras ? destaca.

Na reunião da Câmara Temática, a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) apresentou o balanço do mercado de fertilizantes em 2009. O resultado mostra que as entregas ao consumidor final alcançaram 22,471 milhões de toneladas, contra 22,429 milhões de toneladas em 2008, 0,2% superior. Os estados mais representativos nessas vendas de fertilizantes foram: Mato Grosso, com 3,5 milhões de toneladas (15,7%), Paraná, 3,1 milhões de toneladas (14%) e São Paulo (13,8%). A produção no ano passado alcançou 8,3 milhões de toneladas e as importações 10,9 milhões de toneladas, queda de 28,8% em relação a 2008.