Ministério do Trabalho assina portaria reconhecendo a função de agricultor familiar

Medida permite ainda a descentralização da análise dos registros sindicaisO ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, assinou no último dia 20, junto de representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), portaria que altera regras do registro de entidades sindicais de trabalhadores rurais. Essa medida permitirá que agricultores familiares sejam reconhecidos como categoria profissional.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário

O texto modifica a Portaria nº 326, de 01 de março de 2013, e uma de suas principais mudanças é a permissão da análise dos registros do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs). De acordo com o ministro, os novos pontos trarão “maior agilidade na análise de processo”.

Outra novidade é a exigência de assembleias para que os trabalhadores decidam se querem criar um novo sindicato ou preferem permanecer no antigo. Esses eventos deverão ser realizados no perímetro urbano da sede dos municípios. A lista de documentos que cada diretoria deverá apresentar ao MTE também foi atualizada.