Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, fala sobre o futuro e os desafios do novo Código Florestal

Segunda parte da entrevista foi exibida na noite de sexta, dia 28, pelo Canal RuralNa segunda parte da entrevista exclusiva da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ao programa Rural Notícias, transmitido na noite de sexta, dia 28, pelo Canal Rural, a líder abordou temas como o futuro e os desafios do novo Código Florestal, sancionado em 17 de outubro pela presidente Dilma Rousseff.

>> Confira aqui a primeira parte da reportagem

Izabella pontuou que, nos dois anos em que comandou o ministério, o desmatamento da Amazônia atingiu o índice mais baixo dos últimos anos. Ela afirmou, porém, que o desafio da nova legislação não é apenas tratar de questões ambientais, mas de fundiárias, como por exemplo, a indenização adequada em casos de unidades de conservação criadas em terras privadas.

A dirigente afirmou que o Meio Ambiente tem dialogado com o Ministério do Turismo a fim de implementar medidas que possam dar ao brasileiro mais acesso às unidades de conservação.

– Só protege quem conhece, quem cuida, quem tem acesso – sublinhou.

Sobre os próximos desafios da nova legislação, Izabella enfatizou a necessidade de mobilização social para que os produtores se informem e possam fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é necessário para o andamento das próximas etapas de implementação do Código.

A ministra definiu que a política ambiental deve levar à sutentabilidade.

– É um momento de implementar, discutir, avaliar e acabar com essa história de que meio ambiente não leva desenvolvimento. Leva à sustentabilidade, inclusão social e desensevolvimento. Agora, todos têm que fazer sua parte – ressaltou.

Clique aqui para ver o vídeo