Monsanto lança campanha para incentivar a adoção do plantio de refúgio na cultura do milho

Programa dará desconto para plantações que usam a tecnologia BtO plantio de refúgio em áreas cultivadas com sementes de milho que contêm tecnologias Bt, resistentes a pragas, previne a seleção de insetos trazendo benefícios econômicos e ambientais ao agricultor.

De acordo com o Instituto Kleffmann, especializado em informações agrícolas, apenas 20% dos produtores brasileiros adotaram essa prática na cultura do milho ao longo da safra passada.

A importância do refúgio para o agricultura do País tem ganhado força e é esperado que o Ministério da Agricultura lance, ainda em 2014, uma portaria sobre o assunto.

De acordo com o gerente de marketing para milho e sorgo da Monsanto, César Barros, a iniciativa da empresa de lançar a campanha Refúgio com Desconto   tem o objetivo de estimular o produtor a plantar a área de refúgio.

– As tecnologias Bt trouxeram benefícios ambientais e econômicos para o produtor, com aumento de produtividade e o melhor manejo da lavoura. E o refúgio é fundamental para a preservação desse cenário, pois proporciona a manutenção de uma população de pragas que pode ser controlada por essa biotecnologia, assegurando sua eficácia – destaca Barros.

Especialista em insetos, o gerente de Regulamentação da Monsanto Renato Carvalho explica que, na natureza, sempre há alguns indivíduos que podem ser resistentes às tecnologias. O plantio do refúgio tem por objetivo manter uma população de lagartas sensível às proteínas Bt, ou seja, não resistentes. Com isso, os insetos adultos das pragas que se desenvolveram na área de refúgio vão acasalar com qualquer indivíduo resistente que possa ter sobrevivido ao milho Bt e transmitir novamente a suscetibilidade ao Bt para as gerações seguintes, assegurando a eficácia da tecnologia no controle das pragas.