Movimentos sociais ocupam sede do Ministério da Agricultura

Reivindicações incluem desapropriação de terras para a reforma agrária, política econômica de crédito para os camponeses e renegociação de dívidasIntegrantes de movimentos sociais ocuparam nesta quarta, dia 16, o Ministério da Agricultura, em Brasília (DF). O objetivo da mobilização foi reivindicar a desapropriação de terras para a reforma agrária, uma política econômica de crédito para os camponeses, a renegociação e solução definitiva das dívidas, além de investimentos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). De acordo com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), cerca de 800 mil famílias camponesas estão endividadas de

Nesta tarde, os ministros da Agricultura, Antônio Andrade, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, se reuniram com os representantes de trabalhadores no campo. O ministro Gilberto Carvalho deixou o local sem falar com a imprensa. Depois do encontro, os manifestantes decidiram deixar o prédio. O ministério informa que os serviços foram restabelecidos.

A coordenadora da Via Campesina, Rosângela Cordeiro, disse que os ministros assumiram o compromisso de analisar a pauta de reivindicações. Ela quer a retomada da desapropriação de terras para reforma agrária e do assentamento dos trabalhadores, que, segundo ela, estão paralisados há mais de três anos.

O Ministério da Agricultura deve divulgar uma nota com os detalhes da reunião desta quarta. Na quinta, dia 17, os ministros Gilberto Carvalho e Pepe Vargas, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, deverão se encontrar com representantes dos agricultores.

Desde segunda, dia 14, trabalhadores ligados a várias organizações sociais, como o MST, a Via Campesina, o Movimento dos Atingidos por Barragens, o Movimento dos Desempregados, o Movimento dos Pequenos Agricultores, a Federação dos Metalúrgicos e o Levante Popular da Juventude, promovem em vários Estados a Jornada de Lutas por Soberania Alimentar, que vai até sexta, dia 18.

Em Goiânia (GO), camponeses também ocuparam os prédios da Secretaria da Fazenda e da Superintendência Federal da Agricultura. Em Brasília, também houve ocupação do prédio do Ministério da Pesca. Em cerca de 10 Estados, os manifestantes invadiram as sedes do Incra e das delegacias regionais da Agricultura e interromperam rodovias.

Clique aqui para ver o vídeo