Negociação entre produtores e exportadores será prioridade em 2020, diz CNA

Uma das principais expectativas é que sejam concluídas as tratativas com a Coreia do Sul e Canadá. Além disso, devem ocorrer avanços na ampliação de acordos com México

acordo entre produtores
Os estados do Mato Grosso e de Santa Catarina devem sediar as duas edições do Programa Intercâmbio AgroBrasil previstas para 2020. Foto: Canal Rural

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou um relatório com perspectivas para o cenário e relações internacionais brasileira em 2020. De acordo com a entidade, a principal expectativa para o próximo ano é a abertura de quatro Escritórios Regionais de Promoção e Comercialização da Rede InterAgro, para ampliar os negócios entre os produtores e exportadores do Agro brasileiro e o mercado internacional, com foco no mercado asiático.

Alinhados ao Escritório de Promoção Comercial da CNA na cidade de Xangai, na China, a Rede InterAgro irá estabelecer contato mais direto entre os produtores brasileiros e a Ásia para promover a realização concreta de negócios e o aumento da inserção internacional de pequenos e médios produtores. Essas ações fazem parte do Projeto de Internacionalização do Agro, iniciado em 2019.

O segundo Escritório de Promoção Comercial na Ásia também tem previsão para ser inaugurado em 2020. A expectativa é de que o escritório seja sediado na cidade – estado de Singapura, polo comercial e logístico do sudeste asiático, com um ambiente bastante receptivo para negócios internacionais.

As ações da Rede InterAgro para capacitação dos produtores para o mercado internacional serão intensificadas em 2020, com a estimativa de realização de dez seminários da Rede em todas as regiões do Brasil.

A CNA e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) assinaram, no final de 2019, um convênio para parceria em ações de desenvolvimento da cultura exportadora no Agro. Ainda, no âmbito da parceria com a Apex-Brasil, serão realizadas ações de promoção comercial com produtores para mercados estratégicos para os produtos do Agro, como a América do Sul, a União Europeia, os Estados Unidos, os países árabes e a Coreia do Sul. Missões comerciais com foco na realização de negócios terão foco no mercado asiático, em
especial na China.

Encontros 

Os estados do Mato Grosso e de Santa Catarina devem sediar as duas edições do Programa Intercâmbio AgroBrasil previstas para 2020. Criado em 2017, o projeto tem levado diplomatas de países-chave para conhecerem a produção rural no Brasil. A ideia é fortalecer a imagem do setor em países importadores. Sustentabilidade socioambiental, tecnologia de produção, sanidade e bem-estar do rebanho brasileiro são os principais temas das visitas.

Acordos comerciais

Nas negociações internacionais, a expectativa é que sejam concluídas as tratativas com a Coreia do Sul e com o Canadá. Além disso, devem ocorrer avanços no processo de ampliação do Acordo de Cooperação Econômica com o México (ACE-53) e abertura das negociações com o Japão. Esses mercados possuem amplo potencial para as exportações brasileiras, podendo gerar ampliação de comércio nos montantes de: Coreia do Sul US$ 12,3 bilhões, Canadá US$ 3,8 bilhões, México US$ 10,3 bilhões e Japão US$ 17,1 bilhões.

O mundo islâmico seguirá em destaque na agenda internacional. A crescente demanda por bens agropecuários e a atração de investimentos para o setor serão temas de workshop com especialistas nesses mercados.