Negociadores para agricultura da OMC apresentarão novos textos para tentar fechar Rodada de Doha

Objetivo é fazer última tentativa de consenso para convocar uma reunião ministerialOs presidentes dos grupos negociadores de agricultura e produtos industriais da Organização Mundial do Comércio (OMC) apresentarão no final da próxima semana textos novos em uma última tentativa para conseguir o consenso necessário para convocar uma reunião ministerial.

A afirmação foi feita pelo porta-voz da organização, Keith Rockwell, e por vários embaixadores de países-membros ao terminar, neste domingo, dia 30, uma nova reunião de representantes de 30 nações dentro das intensas gestões feitas para fechar a Rodada de Doha.

? Não podemos ir à próxima etapa negociadora sem estes novos textos ? disse o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, na reunião.

As intensas negociações da última semana para tentar encerrar a Rodada de Doha seguem-se à reunião que ocorreu em Washington em 15 de novembro, onde as maiores potências e os países emergentes decidiram dar um impulso às conversas para liberalizar o comércio mundial, que já duram mais de sete anos.

Todas as fontes disseram neste domingo que ainda não há data para a reunião, apesar de Lamy estar quase decidido a convocar os ministros.

? Ainda estamos entre o intervalo de 10 e 19 de dezembro ? disse Rockwell, que esclareceu, no entanto, que “continua sem ter sido decidido se haverá a reunião”.

Ele ressaltou que, após terem sido apresentados os novos textos, “na quinta ou na sexta-feira”, “haverá um período de reflexão, com reuniões dos grupos negociadores, ou de grupos de embaixadores ou bilaterais”.

? Veremos os resultados dos textos e se podem ser um mapa de caminho aos ministros para que venham com idéia do que podem fazer ? acrescentou.

No entanto, ressaltou que, embora tenha havido avanços em algumas áreas esta semana, segue existindo assuntos nos quais há divisão, entre os quais especificou os “setoriais” (a liberalização total de um setor para aqueles que desejarem).

Todos os embaixadores consultados no final da reunião coincidiram em que não há grandes novidades e em que segue sem estar clara uma data para o encontro de ministros.

? Existe o compromisso de reunir-se em dezembro, mas Lamy segue falando com os ministros para definir a reunião ? disse o embaixador da Costa Rica, Ronald Saborío.

O diretor-geral de negociações econômicas da Argentina, Néstor Stancanelli, afirmou após o encontro que “há um compromisso positivo de continuar conversando”.

? Estamos de acordo em que é necessário um equilíbrio justo para todos. Se os ministros vêm, deve ser para chegar a um acordo ? disse.

A reunião ministerial de julho fracassou principalmente em torno do sistema de salvaguarda especial, um mecanismo para proteger os agricultores dos países pobres em caso de um aumento abrupto das importações ou de uma queda do preço de um produto, o que rejeitam os países desenvolvidos.