No RS, agricultores recebem kits de proteção para atividades nas feiras livres Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

No RS, agricultores recebem kits de proteção para atividades nas feiras livres

A ação, fruto de parceria público-privada, visa auxiliar as atividades de produtos da agricultura familiar no estado, com a adoção das medidas de segurança necessárias

Foto: Ministério da Agricultura/Divulgação

Famílias de agricultores do litoral gaúcho e do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, receberam kits de proteção contendo máscaras, álcool em gel e cartazes informativos, material voltado para o combate ao coronavírus. A ação, fruto de parceria público-privada,  visa auxiliar nas atividades em espaços de feiras livres de produtos da agricultura familiar no estado, com a adoção das medidas de segurança necessárias devido ao coronavírus.

Foram distribuídas 20 mil máscaras, 1,2 mil frascos de álcool em gel e 2,4 mil cartazes. No litoral gaúcho, o material atenderá 52 pontos de feiras e, no Vale do Rio Pardo, 40 pontos de feira. Ao todo, aproximadamente mil famílias de agricultores feirantes serão atendidas pela iniciativa.

O secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke, esteve nos municípios de Vale Verde e Santa Cruz do Sul, na última sexta-feira, 24, para realizar a entrega dos materiais às famílias de produtores feirantes da região. Durante a ação, ele destacou a importância da realização de parcerias na prevenção ao coronavírus.

“Seguindo orientações da ministra Tereza Cristina, o Mapa trabalha diuturnamente, durante a pandemia, para manter ininterrupto o fluxo de alimentos para os brasileiros e garantir a segurança dos agricultores. Quando governo e iniciativa privada se unem em favor de uma boa causa, os resultados são potencializados”, disse Schwanke.

Para o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS), Geraldo Sandri, esta é uma parceria importante no sentido de colaborar com os extensionistas e com os agricultores familiares que participam das feiras. Ele colocou a Emater à disposição para levar para todo o estado as orientações sobre os cuidados com a saúde nesse período de pandemia.

Os equipamentos de proteção individual ajudarão famílias agricultoras que, semanalmente, participam de feiras rurais e comercializam os seus produtos diretamente com os consumidores. Presente ao ato de entrega dos materiais em Osório, no litoral gaúcho, o deputado federal Alceu Moreira ressaltou os benefícios da ação para feirantes e clientes. “Isso vai permitir que os nossos produtores possam continuar fazendo as suas feiras, atendendo bem aos seus clientes e podendo gerar renda com o seu trabalho”.

Estiveram presentes ainda a gerente de Sustentabilidade e Diversificação na Agricultura da empresa Philip Morris Brasil, Amanda Cosenza, o prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, o coordenador-geral de Acesso a Mercados da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Mateus Rocha, e a gerente regional da Emater/RS, Lúcia Souza.

Sair da versão mobile