Nova variedade de pimenta em MG atrai mercado internacional

Rendimento do produto está surpreendendoEm Uberaba (MG), um técnico agrícola descobriu e desenvolveu nos últimos quatro anos uma nova variedade de pimenta.  O produto está servindo para um projeto piloto,  que trabalha com agricultura familiar e entidades assistenciais.  A chamada Uberabinha está atraindo a atenção do mercado internacional.

A Uberabinha vai muito além dos interesses comerciais. É uma alternativa para fortalecer a agricultura familiar e atender entidades assistenciais.

A descoberta está rendendo frutos. O produtor José Pedro Marcos Dirceu plantou oito mil pés e aposta no mercado para garantir renda na propriedade.

No ano passado, foram produzidas 65 mil toneladas de pimenta no Brasil. Minas é o principal produtor. Entre as mais desenvolvidas, estão a malagueta, a comari, e o dedo de moça.  A Uberabinha entra no mercado com características diferenciadas sendo resistente a pragas como o pulgão principal inimigo da pimenta. Além disso, produção não para no inverno como acontece com as outras variedades.

Tudo começou em 2006, quando o pesquisador Leonam Moreira estava fazendo curso de técnico agrícola e zootecnia. Durante um experimento com várias pimentas, acabou descobrindo uma nova variedade que imediatamente batizou de Uberabinha, em homenagem à cidade do Triângulo Mineiro.

Leonam Moreira já esta processando a pimenta e desenvolvendo produtos artesanais para agregar valor. O rendimento da pimenta está surpreendendo.

A variedade já esta aprovada. Começa agora o trabalho de divulgação e expansão para as principais regiões produtoras, O criador da Uberabinha faz as contas: em um hectare, é possível produzir 30 toneladas por ano e garantir uma renda de até R$ 5 mil por mês.  Já tem até compradores de olho no mercado internacional, garante Moreira.