Nova variedade de pimenta reúne características apropriadas para conservas

Planta desenvolvida pela Embrapa é resultado de oito anos de pesquisasO mercado de pimentas deve contar em breve com mais uma opção: é uma variedade desenvolvida pela Embrapa que reúne características apropriadas para conservas. A novidade foi apresentada nesta quinta, dia 30, em Brasília a agricultores e pesquisadores.

A planta, obtida a partir da pimenta bode, é resultado de oito anos de pesquisas. Denominada BRS Seriema, a variedade produz uma média de 15 toneladas por hectare a cada seis meses, duas vezes mais do que a convencional.

Olhando na plantação a variedade é diferente das tradicionais. A planta e o fruto têm tamanho uniforme, o que facilita a venda para a indústria de conservas.

? O produtor pode colher e vender in natura, mas também pode fazer pré-conserva e vender para processadores. Então ele tem essas alternativas e com isso agrega valor ao produto ? diz o pesquisador da Embrapa Geovani Amaro.

As vantagens foram comprovadas pelo agricultor Juraci dos Santos, que plantou 200 pés da pimenta seriema em parceria com a Embrapa no interior de Goiás. Agora, ele quer ampliar a produção para dois mil pés.

? A diferença nela é enorme em tudo, porque ela é uma pimenta que carrega bastante, tem um fruto igual, de proporções normais. A venda é garantida, se tem é vendido ? diz o agricultor Juraci dos Santos.

Para quem consome, o maior atrativo é o sabor diferenciado.

? Para o consumidor de pimenta, que percebe cheiro, aroma e valoriza muito essa questão de ser picante, ela tem uma picância interessante ? avalia o pesquisador Geovani Amaro.

Segundo a Embrapa, as sementes da pimenta seriema devem estar disponíveis ao agricultor até abril do ano que vem.