Novo PAC promete investimento em 50 mil km de estradas rurais Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO

Novo PAC promete investimento em 50 mil km de estradas rurais

As áreas com estradas a serem beneficiadas levam em conta o Índice de Vulnerabilidade de Transporte (IVT) e a alta produção agrícola

O novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê investimento em 50 mil quilômetros em estradas vicinais, que são as vias usadas como conexões entre as áreas rurais e os centros urbanos.

O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, na última sexta-feira (11), quando também destacou o aporte do governo federal em um bilhão de reais para as pesquisas da Embrapa.

“Será investido na melhoria das condições das vicinais brasileiras, estruturadas em regiões de grande produção e potenciais de produção. São lugares onde as condições climáticas são desfavoráveis, chove muito e se produz muito, e as vias não pavimentadas não suportam. Será um programa estruturado em vicinais e, pela primeira vez, o Ministério da Agricultura vai participar com vicinais”, comentou o ministro.

Estradas para todos os estados

MT-135 descaso reclamação rodovia estrada Fethab
Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural

O projeto das vicinais abrangerá todos os estados brasileiros, especialmente as regiões de maior produção agrícola e que utilizam o modal para escoamento da produção, segundo o ministro.

Entre as regiões, o oeste da Bahia e o estado de Mato Grosso receberão aportes com novas vicinais.

O setor produtivo deve ser contemplado também com aportes que estarão sob o guarda-chuva do Ministério dos Transportes, o que inclui investimento em ferrovias, como a Transnordestina e a Fiol, e ampliações em portos.

Sair da versão mobile