Número de matriculados nas escolas cai 1,2% este ano

Levantamento registrou aumento nas matrículas de ensino médio na zona ruralO Ministério da Educação divulgou nesta segunda, dia 30, o Censo Escolar da Educação Básica 2009. A pesquisa serve para os governos federal e estaduais destinarem verbas para educação e aplicar melhor os recursos.

No Brasil existem pouco mais 52 milhões de estudantes na Educação Básica, de acordo com o Censo Escolar divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inpe). O número de matriculados nas escolas caiu 1,2% este ano, se comparado com 2008. Mas o Inep diz que a queda não significa abandono da sala de aula. Um dos motivos seria a redução da natalidade no país e o outro a diminuição dos casos de repetência.

? Quando você melhora o fluxo, você tem redução de matrículas e isso é um bom sinal e não um mau sinal ? explica o presidente do instituto, Reynaldo Fernandes.

O Censo Escolar mostrou também que o número de alunos da zona rural, que frequentam cursos profissionalizantes, caiu este ano. Por outro lado, as matrículas no ensino médio cresceram mais de 9%.

? Pode ser que esse crescimento seja restrição de oportunidade que tinha e você tem essa oportunidade hoje ? diz Fernandes.

Os dados vão servir para orientar os gastos com educação.

? Esses dados são usados para a distribuição do Fundeb e também como referência para todos os programas do MEC, tais como merenda escolar e material didático ? diz a diretora de Estatísticas Institucionais do Inpe, Maria Inês Prestana.