ESTADO PEQUENO, PRODUÇÃO ENORME

Números reforçam vocação agropecuária de Santa Catarina

Grãos, frutas e proteína animal de Santa Catarina ocupam menos de 20% do território, mas estado é o 5º maior produtor de alimentos do país

Santa Catarina vem ganhando cada vez mais espaço na agropecuária nacional. No ano passado, o valor bruto de produção do estado, somado às exportações, alcançou um novo recorde: R$ 61,4 bilhões, aumento de 14% em comparação a 2021.

Neste campo, suínos, frangos, leite e bovinos são responsáveis por 55% desse montante. Segundo o diretor geral do Sindicarne/ Acav, Jorge Lima, a produtividade catarinense tem aumentado sem grandes incrementos na área.

“Nosso volume de exportação é muito importante. Nos últimos anos acessamos alguns mercados que não eram passíveis de acesso, algo que só nós conseguimos. Na suinocultura, por exemplo, estamos falando de Canadá, Estados Unidos, México, Coreia, Japão”.

Agricultura regenerativa

Além da vocação pecuária, nas lavouras de grãos e cereais tem crescido o número de produtores que trabalham com agricultura regenerativa.

Em Faxinal dos Guedes, no oeste de Santa Catarina, a propriedade de Diego Alessio investe em um robusto sistema de cobertura de solo no inverno.

“Esse modelo de agricultura atende às demandas futuras da sociedade, na qual o produtor não vai ser um simples produtor de alimentos, de carne, de fibra, de leite e grãos. Ele vai ser um promotor de serviços ambientais, um produtor de saúde vegetal e humana em um modelo que conversa melhor com a natureza”, destaca.

Produção de destaque nacional

maçã, agronegócio, trabalho, trabalhador
Foto: Epagri

Em Santa Catarina, as lavouras de grãos, a fruticultura, produção de proteínas animais e a piscicultura ajudam a construir a economia.

Milho, soja, arroz e trigo somam 6,8 milhões de toneladas. O estado é o maior produtor de maçã e de cebola do Brasil, com 570 e 514 mil toneladas, respectivamente.

Nas proteínas, é líder em produção de suínos e ocupa a segunda posição nacional quando o assunto são aves. Também se destaca em maricultura e aquicultura.

“Somos o maior produtor de ostras e de mexilhão do Brasil. Também somos o segundo maior produtor de trutas do país e o quarto maior produtor de tilápia do país”, enfatiza o secretário de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Frigo.

Agro traz dinheiro ao estado

seta formada com soja apontando para notas de 50 reais - preço da soja
Foto: Daniel Popov/ Canal Rural

Conforme a Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina, divulgada pela Epagri, as exportações do estado bateram recorde no ano passado. Foram mais de R$ 7,5 bilhões, uma alta de 8,5%. O agronegócio representou 64% do volume exportado.

A agricultura familiar também tem grande importância na vocação agropecuária catarinense, principalmente quando se fala de hortaliças e frutas.

O diretor de Agricultura Familiar e da Pesca do estado, Hilário Gottselig, ressalta que a área de produção agropecuária não atinge sequer 20% do território de Santa Catarina. No entanto, o estado é o quinto maior produtor de alimentos do país.

“O conhecimento, a tecnologia, o aproveitamento daquilo que há disponível nas propriedades faz com que nós tenhamos essa referência”, conclui.