PREJUÍZO DE R$ 35 MILHÕES

Operação no Rio Grande do Sul apreende 3 mil toneladas de sementes em situação irregular

Operação no Rio Grande do Sul apreende 3 mil toneladas de sementes em situação irregular

Operação realizada entre os dias 26 e 29 de agosto pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, Policias e Civil e Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul apreendeu 3 mil toneladas de sementes em situação irregular em propriedades rurais no interior do estado.

Batizada de Operação Semente Segura 2, a ação envolveu a inspeção de 27 propriedades rurais em 15 municípios gaúchos, incluindo Jari, Júlio de Castilhos, Tupanciretã, Entre-Ijuís, Giruá, São Luiz Gonzaga, Santiago, Boa Vista das Missões, Pinhal Grande, Condor, Cruz Alta, Palmeira das Missões, Estrela Velha e Arroio do Tigre.

Durante as fiscalizações, foram inspecionados produtores de culturas como soja, aveia, centeio, feijão e azevém. A ação resultou na apreensão de aproximadamente 3 mil toneladas de sementes em situação irregular, além da emissão de diversos autos de infração. O prejuízo estimado aos infratores é de cerca de R$ 35 milhões. As infrações serão apuradas em processos administrativos, que podem resultar em penalidades como advertência, multa e condenação das sementes apreendidas.