Otimismo marca primeira reunião do ano sobre o agronegócio brasileiro na Fiesp

Mendes Ribeiro Filho abriu o encontro destacando a importância que o setor vem ganhando dentro do governoO cenário do agronegócio brasileiro foi pauta durante a primeira reunião do ano do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), ocorrida na manhã desta segunda, dia 4, na sede da entidade.

O ministro Mendes Ribeiro Filho abriu o encontro destacando os resultados positivos do agronegócio projetados para 2013, sem deixar de citar as dificuldades climáticas e de logística enfrentadas no ano que passou. Ele destacou ainda a importância que o setor vem ganhando dentro do governo, graças ao seu desempenho ascendente e a necessidade mundial por alimentos.

Entre as ações citadas para 2013, estão o fortalecimento do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), o lançamento do Plano Nacional de Armazenamento e a criação do Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep), ocorrida na semana passada, e que tem como função definir as condições para aquisição e liberação dos estoques públicos de alimentos.

– A partir de agora, não temos apenas o Ministério da Agricultura a fazer pelo agronegócio nacional. Temos o governo como um todo, planejando e trabalhando pelo futuro produtor brasileiro – frisou.

Na sequência, falou o secretário-executivo do Ministério, José Carlos Vaz, que fez uma apresentação minuciosa sobre as ações realizadas e desafios da pasta, enfrentadas em 2012, como as crises financeiras internacionais, instabilidades climáticas, baixa rentabilidade de alguns setores, entre outros. José Carlos Vaz comentou sobre o maior Plano Safra da história, principais recordes de produção, exportação e Valor Bruto da Produção, destacando o maior valor destinado para o seguro agrícola que chegará a R$ 400 milhões este ano.

Vaz ressaltou ainda os eixos principais da gestão do Ministério e detalhou as principais linhas que devem nortear a política agrícola e os principais pontos do sistema de sanidade que impactam diretamente na qualidade de produtos e serviços. Para a agenda de 2013, ele discorreu sobre as principais obras do PAC que beneficiarão o escoamento das safras e a criação da Agência de Assistência Técnica que será lançada este ano.

Após a apresentação do secretário-executivo, fez uso da palavra o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, que apresentou a agenda de trabalho para a Empresa, focada na inovação e tecnologia agropecuária, além do fortalecimento da sua carteira de projetos que chegam a quase mil projetos de pesquisa. Por fim, Lopes também detalhou uma das principais ações do ano que será o aniversário de 40 anos da entidade, que ocorre em abril.

Clique aqui para ver o vídeo