Paraná já plantou 59% da área de soja, mas lavouras perderam qualidade

Segundo levantamento do Deral, a área deve ser maior nesta temporada, elevando a produção estimada para 19,6 milhões de toneladas

O Paraná já plantou 59% da área de soja estimada, segundo levantamento semanal do Departamento de Economia Rural (Deral). Isso representa um avanço de 12 pontos percentuais em comparação com a semana anterior. Entidade acredita que área semeada será maior nesta safra 2018/2018, chegando a 5,451 milhões de hectares.

Apesar do leve aumento na área estimada de soja, a previsão de rendimento por hectare foi mantida em 3.596 quilos. Já a produção deve crescer de 19,5 milhões para 19,6 milhões de toneladas, o que representa incremento de 3% ante o ciclo anterior.

O município de Toledo segue como o que mais plantou soja até o momento, com 98% dos 482 mil hectares semeados, avanço de apenas 3 pontos percentuais ante a semana passada. Cascavel aparece na sequência com 95% dos 493 mil hectares cultivados. Umuarama fecha a lista de mais adiantados com 94% da área plantada.

As cidades com menos soja plantada são: União da Vitória, com 4%; Guarapuava com 12%; e Irati com 15%.

Condições das lavouras

Do total semeado, 98% das plantas estão em boas condições e 2% em condições médias, já demonstrando que o excesso de chuvas trouxe algum impacto. Ainda segundo o levantamento, 24% das lavouras estão em fase de germinação e 76% em estádio vegetativo.

Veja mais notícias sobre soja