Paraná vai produzir 1,25 bilhão de litros de etanol, aponta boletim Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

BALANÇO

Paraná vai produzir 1,25 bilhão de litros de etanol, aponta boletim

A produção de etanol no Brasil poderá ultrapassar 34 bilhões de litros na safra 2023/24

etanol
Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT

A produção de etanol no Brasil poderá ultrapassar 34 bilhões de litros na safra 2023/24, a maior parte (82%) oriunda da cana-de-açúcar, embora a produção a partir do milho esteja em crescimento. O Paraná responde por 1,25 bilhão de litros na safra atual, mas com tendência a aumentar.

Essa é uma das informações que estão no Boletim de Conjuntura Agropecuária. O documento é preparado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

A produção de etanol brasileira está concentrada principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Maior produtor, São Paulo responde por 36% do total.

A perspectiva de crescimento para a fonte primária do milho é observada nos números. Na safra 2020/21 ele representava apenas 9% da produção total de etanol, ou 2,7 bilhões de litros. Agora a previsão é de 18%, o que se traduz em um salto de 125% em apenas quatro anos, passando a 6,1 bilhões de litros. Nesse segmento o destaque é Mato Grosso, com 73% de participação.

Milho

Com relação ao milho paranaense, o que se observou foi uma piora nas condições de lavoura da segunda safra 2023/24.

Há 15 dias, dos 2,4 milhões de hectares plantados, 86% tinham condição boa no campo.

Agora o percentual caiu para 72%.

De outro lado, a área em condição ruim cresceu de 2% para 8%, enquanto a situação mediana se verifica em 20%.

Sair da versão mobile