Paraná vai sediar congressos brasileiro e latino-americano de agroecologia

Eventos serão realizados em Curitiba de 9 a 12 de novembroO Paraná foi escolhido para sediar o VI Congresso Brasileiro de Agroecologia e do II Congresso Latino-Americano de Agroecologia. Os dois eventos serão realizados em Curitiba, entre 9 e 12 de novembro, e reunirão as principais autoridades em produção agroecológica. O evento vai ocorrer na Universidade Positivo, com a participação de 3 mil pesquisadores, técnicos, cientistas, agricultores e representantes de movimentos sociais de vários países.

Nesse encontro estarão as lideranças brasileiras e latino-americanas mais respeitadas do setor, como representantes das organizações, governamentais ou não, representantes dos governos federal, estadual e municipais e universidades.

O Paraná venceu a disputa com outros Estados para sediar os dois congressos, que promoverão intercâmbio de informações, experiências e divulgação de pesquisas em agroecologia. O secretário de Agricultura do Estado, Valter Bianchini, ressaltou que o Paraná tem sido referência internacional na produção agroecológica. Bianchini acrescentou que também os esforços da extensão rural e da pesquisa em apoiar o cultivo da agricultura orgânica, com a oferta de técnicas e variedades novas, contribuíram para que o Paraná fosse sede dos eventos.

? Como o Paraná é um Estado onde predomina a pequena e média propriedade e a agricultura familiar, que tem a preocupação de agregar mais valor à produção, respeitando o meio ambiente, a agroecologia teve boa repercussão junto ao agricultor ? avaliou.

A realização dos dois congressos representa um comprometimento do governo do Paraná com a agenda 21, preconizada na Eco-92, realizada naquele ano no Rio de Janeiro.