Parque Zoobotânico da Caatinga é opção de lazer em Pernambuco

Local atrai turistas e nativos com animais exóticos e plantas nativasAlém dos tradicionais eventos e praias que atraem turistas e nativos em Petrolina, Pernambuco, o Parque Zoobotânico da Caatinga é a aposta de centenas de visitantes como opção de lazer. O local abriga mais de 140 animais, entre aves, répteis e mamíferos, além de 50 espécies de plantas - algumas delas típicas do Nordeste brasileiro.  O parque é administrado pelo Exército e, segundo o biólogo responsável, sargento Josenilton Rodrigues, os animais exóticos chamam a atenção dos visitantes.

Entre eles, a arara Canindé, que nasceu no zoológico e teve o nome “Arabela” escolhido por meio de um concurso com participação de pessoas de todo o país. Além dela, há outras espécies, como onça parda, guaxinim e macacos pregos. Animais que despertam o espírito lúdico, como a siriema, que corre em velocidade que pode chegar a 70 quilômetros por hora, e os jacarés do papo amarelo, típicos do Rio São Francisco, também habitam o local..

Conforme Rodrigues, alguns bichos chegaram ao parque após ter sido vítimas de maus tratos. É o caso de um tamanduá, que foi apreendido em um restaurante, depois de ter as garras e parte da cauda arrancadas. O biólogo relata que o mamífero tem comportamento dócil e não pode voltar ao seu habitat natural.