Parte da alta dos preços agrícolas ainda será repassada, diz diretor do BC

Elevação recente é um risco de curto prazo para os preços de alimentosO diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, avalia que parte do recente aumento dos preços das commodities agrícolas "ainda está para ser transmitida aos preços ao consumidor nos próximos trimestres". Segundo ele, estas commodities têm apresentado "comportamento diferenciado" em relação a outros preços como as commodities energéticas e metálicas. A elevação recente dos itens agrícolas é, para Hamilton, "um risco de curto prazo para os preços de alimentos".

Durante entrevista sobre o relatório de inflação de setembro, o diretor do BC afirmou que o repasse dos aumentos ao consumidor acontece com uma defasagem de três a seis meses. Para 2011, ele afirmou ainda ser cedo para fazer prognósticos.

? Temos de aguardar um pouco. As commodities agrícolas não mostram uma tendência. Às vezes sobem rapidamente e às vezes recuam. Temos que aguardar para ver em que medida os movimentos vão continuar ou não nos próximos trimestres.