Em Passo Fundo (RS), ato público reúne cerca de 300 produtores rurais

Agricultores participaram de protesto por melhores condições de trabalho no campoAgricultores da região Norte do Rio Grande do Sul se reuniram nesta terça, dia 29, em frente à Caixa Econômica Federal de Passo Fundo (RS), em uma mobilização organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fretaf-Sul/CUT) e a Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar (Cooperhaf).

O principal objetivo do protesto foi cobrar do governo federal a liberação de recursos para a contratação de novos projetos do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e para o pagamento dos contratos já assinados pelos agricultores familiares.

Conforme Adilson Baroni, integrante da Fretaf-Sul, o objetivo da mobilização, que acontece também nos estados de Santa Catarina e no Paraná, é buscar melhorias nas condições de trabalho e de vida no meio rural.

Os manifestantes saíram em marcha até a sede da Funai no município, para protestar contra a morte de dois agricultores na noite desta segunda, dia 28, em Faxinalzinho (RS). Segundo o coordenador geral da Fretaf Sul, Rui Valença, os agricultores marcharam carregando faixas e caixões, simbolizando o “assassinato dos dois trabalhadores rurais”, com o objetivo de cobrar das autoridades providências imediatas com relação às demarcações de terras e à mediação de conflitos.