Petrobras está entre as 10 empresas mundiais que mais se valorizaram no primeiro semestre

Estudo da Ernst & Young teve como base o valor das ações da estatalA Petrobras divulgou nota na noite dessa terça, dia 28, na qual informa que está entre as 10 companhias que mais se valorizaram no mundo neste primeiro semestre e a única brasileira situada entre as 10 primeiras no ranking das 300 maiores empresas globais, segundo levantamento da consultoria Ernst & Young.

O estudo teve como base o valor das ações da empresa no fim do primeiro semestre e mostra a recuperação dos papéis da Petrobras depois do momento mais crítico da crise mundial em 2008.

Segundo o estudo, o valor de mercado da estatal brasileira passou de US$ 95,9 bilhões para US$ 164,8 bilhões, possibilitando que avançasse da 37ª colocação para a oitava posição no ranking das maiores empresas globais.

“Apenas três companhias brasileiras foram consideradas na lista das cem maiores empresas da pesquisa. Juntas, as três apresentaram a maior valorização, com um aumento de 101%, percentual bem acima do registrado pelas empresas russas, que acumularam 42% e ficaram com o segundo melhor resultado” diz a nota.

As informações divulgadas pela estatal brasileira indicam que nos Estados Unidos, os papéis da companhia são negociados na Bolsa de Nova York como recibos de ações (ADRs) e que a valorização dos ADRs no primeiro semestre de 2009 foi de, aproximadamente, 67% e 64% para os recibos PBR (ações ordinárias) e PBRA (ações preferenciais), respectivamente.