Petroleiros fazem paralisação de 24 horas

Profissionais protestam contra queda nos valores recebidos pela participação nos lucros da PetrobrasPetroleiros de todo o país estão fazendo nesta terça, dia 1º de julho, uma paralisação de 24 horas. O movimento é organizado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e sindicatos filiados em todo o Brasil, com o objetivo de protestar contra a queda nos valores recebidos pela participação nos lucros e resultados (PLR) da Petrobras.

Segundo o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro), Emanuel Cancella, os profissionais querem que a Petrobras retome, no mínimo, os valores da PLR pagos em 2007.

? Por enquanto, faremos uma mobilização para reivindicar nossos direitos, e só sentaremos para negociar coma Petrobras se ela nos oferecer o valor pago em 2007.

Cancella afirmou que a empresa vem se recusando a negociar critérios de distribuição de PLR, conforme previsto em lei, mesmo com os excelentes resultados obtidos nos últimos anos.

De acordo com o sindicalista, os petroleiros vão fazer uma vigília, mantendo apenas as atividades essenciais nas plataformas de produção de petróleo, refinarias, terminais de distribuição e áreas administrativas. Cancella disse que isso não vai atrapalhar a produção da Petrobras.

Até o final da manhã, a Petrobras não havia se manifestado sobre a paralisação dos petroleiros.