Petrolíferas chinesas sofrem perdas milionárias no primeiro semestre

Analistas culpam governo pela queda nos lucros no setorA PetroChina e a Sinopec, as duas maiores companhias petrolíferas da China, sofreram perdas avaliadas em US$ 837,3 milhões na primeira metade de 2008, em função do aumento dos preços do petróleo e de seus custos de produção. As perdas das duas principais petrolíferas do gigante asiático são 47,9% maiores que as do mesmo período do ano passado.

Analistas de mercado disseram que as perdas foram causadas pela política do governo chinês de preços fixos para a gasolina, o que impediu as companhias petrolíferas estatais de subir o preço relativo ao barril estrangeiro refinado e vendido a consumidores nacionais.No entanto, o governo aumentou em junho os preços da gasolina e do diesel 16% e 18%, respectivamente.

Segundo a Sinopec, este aumento ajudou a aliviar as perdas, mas não foi suficiente devido à diferença abismal entre os preços fixados pelo Governo e os do petróleo no mercado mundial. Os preços do petróleo subiram 50% desde novembro, e atualmente beiram os US$ 130 por barril.