Economia

PIB brasileiro em 2020 pode ter avanço de 2%, diz Banco Mundial

Em 2019, o índice foi afetado por alguns fatores, como a tragédia na barragem em Brumadinho, em janeiro e pelo fraco desempenho do mercado de trabalho

O Banco Mundial atualizou nesta quarta-feira, 8, as previsões de crescimento para a economia brasileira e mundial. Em 2020, a instituição estima que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve avançar 2%. Para 2021, a projeção é de alta de 2,5%.

De acordo com o órgão, o PIB brasileiro em 2019 foi afetado por alguns fatores, como a tragédia na barragem da Vale em Brumadinho, em janeiro e pelo fraco desempenho do mercado de trabalho. A expectativa é de que o avanço das reformas no Congresso e a geração de empregos ajudem a elevar o índice em 2020 e 2021. 

O Banco Mundial ainda estima que a economia global deve crescer ligeiramente menos neste e no próximo ano em relação ao que era esperado no relatório de junho. A previsão é que o PIB mundial avance 2,5% em 2020 e 2,6% em 2021. Em relação a junho, houve uma redução de 0,2 ponto percentual nas leituras para os dois anos.

Segundo a instituição, os riscos envolvendo a guerra comercial entre China e Estados Unidos e uma desaceleração econômica são fatores que podem piorar o desempenho da economia no mundo.