Pimentas e pimentões são temas de nova publicação da Embrapa

Livro será lançado durante 6ª Exposição de Tecnologia AgropecuáriaQuem visita um campo de produção de pimentas dificilmente imagina que está diante de um negócio transnacional, que existe desde o século 16. Originárias do continente americano, as pimentas do gênero Capsicum foram levadas para o resto do mundo por navegantes portugueses e espanhóis, que buscavam rotas para as especiarias do oriente.

Esses desbravadores queriam a pimenta-do-reino ou pimenta-negra, do gênero Piper, mas encontraram um novo tipo de fruto mais pungente (picante), cultivado por indígenas e utilizado na culinária, em rituais, como medicamento e até como instrumento de defesa.

Quatro séculos depois, as pimentas do gênero Capsicum, que inclui também o pimentão, são consumidas por um quarto da população mundial e cultivadas também na África, na Europa e na Ásia. O Brasil é o centro de origem de algumas espécies e diferentes tipos de pimenta são cultivados em quase todos os Estados, em geral por pequenos agricultores.

Trata-se de um negócio que cresce de importância e envolve diversos segmentos, desde pequenos produtores até multinacionais. Para se ter uma idéia, as pimentas são atualmente a segunda hortaliça mais exportada do Brasil, atrás apenas do melão, contribuindo com 13,5% do valor total das nossas exportações de hortaliças.

Há 28 anos, a Embrapa Hortaliças, de Brasília, tem desenvolvido inovações técnicas, cultivares e estudos para incrementar essa cadeia produtiva. No próximo dia 23, a Unidade cumpre mais uma etapa desse trabalho com o lançamento do livro Pimentas Capsicum.

Com 200 páginas ilustradas, a publicação complementa o livro Capsicum Pimentas e pimentões do Brasil, lançado em 2000 e vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura em 2001 na área de Ciências Naturais e Ciências da Saúde. A nova obra tem como editores técnicos uma equipe da Embrapa Hortaliças composta por Cláudia Silva da Costa Ribeiro, Carlos Alberto Lopes, Sabrina Isabel C. Carvalho, Gilmar Paulo Henz e Francisco J. B. Reifschneider.

A obra conta ainda com a participação de pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Emater-DF.

A obra reúne, em 15 capítulos, as principais informações sobre esse gênero de hortaliça, desde as espécies catalogadas até informações sobre mercado e comercialização, passado adubação e irrigação; controle de pragas e doenças; pós-colheita e processamento; produção de mudas e sementes, além de aspectos nutricionais.

O livro Pimentas Capsicum será lançado será lançado na Praça da Criatividade da 6ª Exposição de Tecnologia Agropecuária – Ciência para a Vida, realizada no Pavilhão de Exposições da Embrapa, Parque Estação Biológica, final da Av.W3 Norte.

A publicação está sendo vendida na Livraria Virtual da Embrapa e por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa Hortaliças, pelo telefone (61) 3395-9110. O exemplar custa R$ 25,00.