Plantio da soja atinge 44% da área no país. Veja como está cada estado!

Segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado, Mato Grosso e Goiás lideram entre os mais avançados nos trabalhos

Daniel Popov, de São Paulo
O plantio da soja da safra 2018/2019 segue bem adiantado no Brasil, segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado. Na semana encerrada no dia 26 de outubro, a semeadura alcançou 44,4% da área estimada em 36,3 milhões de hectares. Na semana anterior, encerrada em 19 de
outubro, o plantio estava em 27,5% e a média para o período é de 26,8%.

Segundo o analista da Safras & Mercado, Luiz Fernando Gutierrez, “o ritmo está bastante acelerado no país, puxado pelo clima favorável na maior parte do país”.

O estado que mais plantou até o momento foi Mato Grosso, que chegou a 73,25% da área de 9,6 milhões de hectares, conforme dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), confirmados pela consultoria. No mesmo período do ano passado, o índice era de 44%. Na semana passada a semeadura estava em 50,9%.

O mais adiantado em comparação a anos anteriores, é Goiás, que semeou 58% da área de 3,5 milhões de toneladas até agora. Na semana passada, o estado havia semeado 22%. O que surpreende é que no ano passado, na mesma época os goianos havia plantado apenas 8% da área e na média histórica 19%. Além deste estado, a Bahia que normalmente não inicia o plantio agora, já plantou 15%. Minas Gerais também seguem bastante a frente do normal, confira na tabela abaixo.

O Paraná ainda está um pouco atrasado na comparação com o ano passado. Até agora o estado plantou 62% da área de 5,6 milhões de hectares, contra 69% do ano passado. São Paulo que também conseguiu se adiantar inicialmente, agora está atrasado. Por lá, 30% da área de 980 mil hectares foi plantado, ante os 40% de 2017.

Veja mais notícias sobre soja