Plantio de arroz no Rio Grande do Sul ultrapassa 287 mil hectares, aponta Irga Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

LEVANTAMENTO

Plantio de arroz no Rio Grande do Sul ultrapassa 287 mil hectares, aponta Irga

Chuvas atrapalham trabalhos na lavoura e semeadura atinge 31,83% da área total prevista pelo institut

Arroz RS sendo colhido
Foto: Romeu Casanova/Irga

Os produtores do Rio Grande do Sul já semearam 287.274 hectares da safra de arroz 2023/2024, conforme mostra o primeiro levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Isso representa 31,83% da área total de 902.424 hectares estimada pelo Irga.

Os dados são da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), a partir de informações apuradas pelas equipes dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) da autarquia.

O atraso ocorreu devido às chuvas, principalmente em setembro, o que impossibilitou que a maioria dos produtores pudesse realizar a semeadura em suas lavouras. Na Planície Costeira Externa, o início do plantio das primeiras lavouras de pré-germinado ocorreu na segunda quinzena de agosto, com poucas áreas semeadas. 

Em setembro, a semeadura do arroz ficou inviabilizada até mesmo para o pré-germinado. No início de outubro, algumas áreas começaram a ser semeadas em cultivos em linha, com poucas janelas para a semeadura e ainda com muitas áreas a serem preparadas e dessecadas para depois serem plantadas. 

Nas áreas próximas à Lagoa dos Patos (RS), onde as águas da região estão demorando a baixar, os produtores ainda estão aguardando uma janela para retomar o plantio. Na Planície Costeira Interna, aproximadamente 40% são de pré-germinado, com uma área significativa em desenvolvimento vegetativo no momento.

Na Zona Sul do Estado, os trabalhos começaram no final de agosto, com uma pequena área em Rio Grande, mas a maioria dos produtores só conseguiu iniciar a semeadura na última semana de setembro devido aos mais de 500 milímetros de chuva registrados no mês. 

Vale lembrar que os produtores acreditaram na previsão de El Niño, intensificando a drenagem nas áreas a serem semeadas, retirando o adubo da linha para permitir maior agilidade na semeadura e trabalhando em turnos de 24 horas para aproveitar ao máximo as janelas proporcionadas pelos dias sem chuva.

A região da Campanha deu início à semeadura nos primeiros dias deste mês, sendo que na última semana houve uma evolução mais significativa, principalmente nos municípios de Bagé, Dom Pedrito e Santana do Livramento, conforme verificado pelos técnicos do Irga.

Já na Fronteira Oeste, a semeadura do arroz começou em agosto, mas em uma área pouco expressiva. Em setembro, houve um avanço de apenas 2,5%. No entanto, nos últimos 15 dias, os produtores conseguiram entrar nas lavouras para realizar a semeadura da safra 2023/2024.

__

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.
Sair da versão mobile