Plantio de soja avança para 35%, mas ritmo segue abaixo da última safra Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja

Plantio de soja avança no Brasil para 35%, mas ritmo segue abaixo da última safra

De acordo com a AgRural, o destaque foi Mato Grosso. Com melhora gradativa da umidade do solo desde o início do mês, o estado acelerou as plantadeira

soja eua
Foto: Flávia Evangelista

A área estimada para o plantio de soja na safra 2019/2020 do Brasil atingiu 35% nesta última semana, de acordo com levantamento semanal da consultoria AgRural. O número representa avanço de 14 pontos em uma semana, fica atrás dos 46% do mesmo período do ano passado, quando o plantio foi o mais rápido da história, mas supera os 31% da média de cinco anos.

O destaque da semana foi Mato Grosso. Com melhora gradativa da umidade do solo desde o início do mês, o estado acelerou as plantadeiras ainda mais na semana passada, fazendo a área já semeada com soja saltar de 47% para 72%. Isso significa que, em apenas sete dias, os mato-grossenses plantaram cerca de 2,4 milhões de hectares. 

Paraná

No Paraná, o plantio passou de 33% para 46% da área. Apesar do bom avanço na semana, ainda há atraso em relação ao ano passado e à média de cinco anos. De acordo com a consultoria, esses 46% representam o índice de plantio mais baixo para esta época do ano no estado desde 2014. 

Mas já não é tão ruim como na semana precedente, quando os 33% semeados eram o menor índice desde 2011.

As chuvas da semana passada chegaram em boa hora e amenizaram a falta de umidade no Paraná. Aliados à previsão de mais chuva para a virada do mês, os volumes deram ritmo ao plantio nas principais regiões produtoras do estado. No oeste, que um ano atrás já havia praticamente encerrado a semeadura, e onde a preocupação é com a janela da safrinha de milho no início de 2020, o plantio saltou de 60% para 83%. 

‘O problema é que precisa chover mais e as previsões para a virada do mês mudaram. Agora, elas mostram precipitações mais ao sul do que o inicialmente previsto. Os produtores paranaenses aguardam novas chuvas para avaliar melhor o tamanho da área que precisará ser replantada após semanas de tempo seco e quente’, afirmou a empresa em nota. 

Mato Grosso do Sul

As chuvas também vieram em boa hora para as áreas que já estavam sofrendo com a estiagem em Mato Grosso do Sul, onde o plantio está feito em 29% da área. Apesar do bom avanço na semana, o atraso ainda é grande e os produtores seguem cautelosos, já que as temperaturas estão altas e os mapas de previsão não mostram muita chuva.

Demais regiões

No resto do país, destaque para Goiás, onde o plantio avançou bem na semana, chegando a 31% da área. No Rio Grande do Sul, que já plantou 5%, os produtores poderiam ter avançado mais. Mas eles estão cautelosos devido à possibilidade de excesso de umidade, já que o solo tem boas reservas e há novas chuvas na previsão. No Matopiba, o plantio ainda é tímido e restrito a lavouras de pivô e a áreas onde já choveu.

Sair da versão mobile