Plantio de soja na Argentina chega a 56% e continua atrasado

A umidade do solo no país segue caindo e alguns produtores já estão preocupados com o grão plantado e possíveis dificuldades de germinação

Fonte: Pixabay

O plantio de soja na safra 2017/2018 da Argentina atingiu 56% da área ou 9,405 milhões de hectares até esta quinta-feira, dia 7. De acordo com o Ministério da Agroindústria da Argentina, os trabalhos de campo estão atrasados, já que no mesmo período do ano passado a semeadura estava em 61%. Na última semana o número era de 48%.

Em relação ao milho, o plantio chegou a 55% da área, ou 4,866 milhões de hectares. No mesmo período do ano passado a semeadura estava em 56%.

Previsão do tempo

A umidade do solo no país segue caindo e alguns produtores já estão preocupados com o grão plantado e possíveis dificuldades de germinação. Apesar de chuvas com índices pluviométricos expressivos na segunda metade de dezembro, os próximos cinco dias continuam com um céu limpo e temperaturas elevadas, principalmente sobre o norte da Argentina.

As preocupações com os estágios iniciais de desenvolvimento da soja nestas regiões é um caso real. Apesar desta nova rodada de chuvas em meados deste mês, uma mudança de padrão climático será necessária para manter o alto potencial produtivo, no período mais crítico da safra, em dezembro e janeiro.