RECORDE

Porto de Paranaguá recebe mais de 1 caminhão carregado de grãos e farelo por minuto

O Pátio Público de Triagem do Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, recebeu 2.456 caminhões em 24 horas, um novo recorde

O Pátio Público de Triagem do Porto de Paranaguá registrou uma quantidade recorde de caminhões em um período de 24 horas.

Durante o intervalo das 7h de terça-feira (04) às 7h desta quarta-feira (05), um total de 2.456 veículos adentraram o local destinado à espera da descarga dos grãos sólidos destinados à exportação. Quase dois caminhões por minuto (1,71) e 102 por hora.

Apesar do grande fluxo, a recepção ocorreu de maneira organizada, sem a formação de filas.

Mais da metade dos veículos que ingressaram no pátio de triagem nesse período, equivalente a 57,6% do total de 2.456 caminhões, estavam transportando soja.

Ao todo, 1.414 veículos descarregaram esse grão nos terminais do Porto de Paranaguá.

Além disso, 548 caminhões carregados com milho e 494 veículos carregados com farelo de soja também foram recebidos.

“Este é o maior número de veículos já registrado em um único dia no pátio de triagem”, afirmou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.

Ele também destacou a velocidade do processo, mencionando o tempo médio de permanência no local.

“A eficiência dos terminais na recepção e descarga desses veículos também é notável. No mês de julho, o tempo médio de permanência dos caminhoneiros no pátio é de seis horas e quarenta e três minutos”, acrescentou Garcia.

O pátio de triagem tem capacidade estática para acomodar aproximadamente mil caminhões.

No local, todos os grãos e farelos que chegam para descarga nos terminais de exportação do Porto de Paranaguá são classificados e têm sua qualidade verificada por uma empresa contratada pela Associação dos Terminais do Corredor Leste do Porto de Paranaguá (Atexp).

De acordo com Gabriel Vieira, diretor de Operações da Portos do Paraná, a logística de recebimento das cargas na chegada à cidade é cuidadosamente planejada para garantir organização e controle.

“Não há formação de filas. Trabalhamos com agendamentos para os caminhões, controlando o fluxo de veículos através de cotas diárias para os terminais, dentro do sistema de gestão chamado Carga On Line”, explicou.

Vieira ressaltou ainda que a Portos do Paraná monitora constantemente o desempenho de cada terminal. Isso é feito por meio de um sistema que avalia a eficiência da descarga em cada terminal, possibilitando o controle do cadastro dos caminhões em cada local de descarga.

“Controlamos o número de veículos na via de acesso aos terminais. Os algoritmos desenvolvidos pelo sistema Carga On Line analisam e controlam o fluxo de caminhões desde a origem até a descarga”, concluiu o diretor.