Porto de Paranaguá estima 20% de aumento nas exportações de grãos

Estudo aponta que dragagem de manutenção dos berços vai permitir a ampliação da demandaA supersafra de grãos e as melhorias na infraestrutura portuária estão aumentando a movimentação de mercadorias pelo Porto de Paranaguá. Mesmo sem ter começado oficialmente o período da safra, a movimentação de caminhões rumo ao porto já é grande. Nesta segunda, dia 28, cerca de 900 caminhões ocupavam o Pátio de Triagem de Paranaguá.

De acordo com estudo realizado pela Diretoria Empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), a dragagem de manutenção dos berços de atracação vai resultar num aumento de 20% nas exportações de grãos pelo Porto. De acordo com a assessoria, a medida aumentou a confiança e a credibilidade perante operadores e exportadores, incentivando as exportações pelo terminal.

O estudo realizado pela Appa mostra ainda que sem a realização da dragagem o Porto de Paranaguá deixou de embarcar, em 2010, cerca de 2,6 milhões de toneladas de grãos pelo Corredor de Exportação. O volume representa uma perda de arrecadação de aproximadamente R$ 10,4 milhões.

? Para este ano, o volume médio esperado de embarque por navio é de 68 mil toneladas. Em 2010, os navios não saíam de Paranaguá com mais de 57 mil toneladas. Este aumento no fluxo é resultado do trabalho que estamos realizando para recuperar cargas e recolocar o porto em posição de destaque ? explicou o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron.