Presidente do Banco Central Europeu diz que instituições financeiras não souberam calcular riscos

Para Jean-Claude Trichet, falhas não foram identificadas a tempoO presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, afirmou nesta terça, dia 30, que a raiz dos problemas enfrentados por muitas das instituições financeiras afetadas pelas turbulências do mercado está na incapacidade destas de calcular os riscos de suas operações.

? As falhas nos sistemas de gestão de risco demonstraram ser fatores determinantes na acumulação de riscos a longo prazo e que não foram devidamente identificadas a tempo ? disse Trichet ao receber, em Frankfurt, o prêmio Banqueiro do ano 2007.

O presidente do BCE também criticou a falta de transparência com a qual foram feitas muitas operações financeiras e o emaranhado de produtos dificilmente identificáveis pelos participantes do mercado criado.

Trichet destacou a importância de uma cooperação estreita entre bancos centrais e se referiu ao acordo que o BCE e outros bancos centrais possuem com o Federal Reserve (Fed, autoridade monetária dos Estados Unidos), cooperação que está permitindo injetar de forma coordenada liquidez aos mercados em dólares. Mas lembrou, no entanto, que o BCE faz uma distinção muito rigorosa entre política monetária e fornecimento de liquidez.