Presidente da Citrus BR fala sobre estratégias para equilibrar mercado do suco de laranja

Entidade reúne as quatro maiores indústrias do setor no BrasilA indústria de suco de laranja estuda alternativas para garantir maior equilíbrio no mercado. Depois de um longo período de silêncio, as quatro maiores empresas do setor criaram a CitrusBR, Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos, que pretende liderar o esforço de retomada do diálogo com produtores e governo.

Em entrevista ao Canal Rural, o presidente da Citrus BR, Christian Lohbauer, adiantou com exclusividade alguns dos projetos que podem ser implementados.

Em estágio mais avançado está a proposta de um programa conjunto com a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo para distribuir suco de laranja aos alunos das escolas da rede pública.

? Calculamos que esta demanda seria mais que suficiente para retirar do mercado o excedente, que muitas vezes puxa para baixo o preço pago ao produtor ? destacou Lohbauer.

Outra proposta em análise é o que o presidente da CitrusBR chamou de “previdência” para o produtor. As empresas podem criar uma espécie de fundo para garantir a renda dos citricultores, em caso de queda muito brusca nos preços.

Lohbauer lembra, no entanto, que 50% dos produtores de laranja costumam fechar contratos de longo prazo com as indústrias. Segundo ele, nesta situação a margem de lucro é garantida e mesmo que a cotação do suco de laranja despenque no mercado internacional, a rentabilidade fica mantida.

O presidente da CitrusBR informou que a entidade já vem retomando o diálogo com o governo e que pode, por exemplo, apoiar a idéia de integrar um conselho da cadeia produtiva, a exemplo do ocorre na cana-de-açúcar com o Consecana.