Produção de uva registra aumento em São Paulo

Região de Vinhedo, onde é realizado evento em comemoração à colheita, obteve alta de 19% na safra 2011/2012A produção de uva na região de Vinhedo, em São Paulo, registrou aumento de 19% na safra 2011/2012. Segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA), mesmo com redução de 4% na área plantada, a produtividade cresceu 24%, de 22 mil quilos por hectare para 27 mil quilos por hectare. Já a quantidade de frutos colhidos obteve alta de 164 mil toneladas para 196 mil toneladas. O início da colheita na região é comemorado na Festa da Uva, que chega à sua 51ª este ano.

Mais de 20 produtores participam, exibindo uvas de qualidade e demonstrando a produção de suco e vinho. O setor, no entanto, enfrenta dificuldades com falta de mão-de-obra. Por meio de parceira com a prefeitura de Vinhedo, a Associação dos Vitivinicultores (Avivi) fornece mudas e coberturas para os vinhedos, na tentativa de amenizar o problema, segundo o presidente da entidade, Adilson Amato.

– Com os subsídios para associação, a gente conseguiu cobrir os vinhedos e comprar tela, que é escassa na região – explica.

A Coopervinho, criada em 2009, também busca meios de incentivo para o segmento. De acordo com o diretor da cooperativa, Humberto Oliveira, a ideia é tornar o vinho local conhecido também fora da região.

Até o dia 19 de fevereiro, mais de 400 mil pessoas devem passar pelos pavilhões da festa. A pesquisadora do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) Geni Stiko Sato realiza um estudo comparando a região no interior paulista à localidade de Yamanashi, no Japão, que reúne as mesmas características e também começa a produzir vinho em uma escala maior.

– O mais importante é perceber que em Vinhedo existem produtores que estão produzindo suas próprias uvas para fazer o vinho. E uvas de qualidade – comenta.