Produtividade cai nas lavouras da serra catarinense com queda de granizo

Na cidade de Bom Retiro, na Serra, lavouras de maçã, cebola e pera foram prejudicadas

Fonte: Marcio Eidi Wagatsuma/Guaíra (PR)

Desde quarta, dia 16, uma frente fria no Sul do Brasil deixa o tempo fechado e chuvoso na região. A precipitação associada à geada no final de semana tem agravado as condições das lavouras. A perda de produtividade se elevou nos últimos dias sobre as culturas de milho, trigo e sobre diversos pomares, como uva, pêssego e maçã. Não bastasse a formação de geada, agora o granizo também atingiu cidades da região serrana de Santa Catarina.

Na cidade de Bom Retiro, na Serra, lavouras de maçã, cebola e pera foram prejudicadas. De acordo com meteorologistas da Somar, a tendência é que esse padrão se mantenha ao longo dos próximos dias. Nesta, sexta, dia 18, o volume de chuva até diminui um pouco no sul do Brasil, mas no final de semana, novas áreas de instabilidade se unirão à frente fria e a chuva voltará a ser forte, com potencial para granizo.

– As condições vão se manter desfavoráveis ao desenvolvimento das lavouras, para o preparo do solo e plantio da nova safra de arroz – explica o agrometeorologista da Somar Marco Antônio dos Santos. Como essas chuvas ficarão mais concentradas sobre o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, produtores paranaenses não terão dificuldades para começar o plantio da nova safra de soja. As chuvas mais generalizadas no Estado só deverão ocorrer em meados da semana que vem.
 
No Sudeste e Centro-Oeste, o tempo continua aberto e com temperaturas bastante elevadas. Nesta sexta, a máxima pode bater 41ºC em Dourados, em Mato Grosso do Sul. Porém, não é descartada a possibilidade de eventuais pancadas de chuvas, principalmente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul durante os próximos cinco dias, assim como na faixa leste de São Paulo. Como a chuva será bem pontual e de baixa intensidade, as condições ainda não estarão totalmente favoráveis ao plantio da soja, sendo que um alto volume de chuva deve ocorrer no final do mês. Até lá, as temperaturas continuam extremamente altas e há possibilidade apenas para chuva fraca e isolada.

Apesar de as condições não serem favoráveis à semeadura das novas safras deverão, as colheitas da cana-de-açúcar e de café estarão favorecidas durante todo esse período. Na região de Matopiba, os próximos dias ainda serão de tempo seco e de temperaturas bastante elevadas, possibilitando a finalização da colheita do algodão. Deve chover na região apenas em meados de outubro.