
Desde quando você planta mandioca?
Sou produtor de leite, mas sempre plantei mandioca. Aqui na região Guaíra (PR) é comum esse tipo de plantação.
Foi a primeira vez que você colheu um produto desse tamanho?
Foi. No ano passado, participei do concurso Dia de Campo e levei uma mandioca que pesava uns 34 quilos. Acabei ficando em terceiro lugar.
Você fez algum manejo diferenciado?
Não usei nada de diferente, apenas cuidei da forma que deveria cuidar. Mas plantei a mandioca em um lugar espaçoso para que ela pudesse ser maior do que a anterior. Essa de 230 quilos demorou seis anos para ser colhida, três horas para ser retirada e ainda com ajuda de um guincho. Apesar do tempo, a raiz saiu totalmente conservada. No ano que vem, pretendo colher uma maior do que essa.
Como as pessoas reagiram ao ver a supermandioca?
Ao levar a mandioca para o concurso, onde eu passava todos queriam parar para tirar foto. Ela ficou em exposição também, foi uma atração para várias pessoas. Recebi recados até de Mato Grosso.
Agora, vamos esperar pela colheita de 2016 e ver se Koakoski bate um, novo recorde.