Produtor de frutas serve de exemplo de uso racional do recurso no interior de São Paulo

Fruticultor utiliza em suas terras até um terço de água a menos do que há uma décadaNo Dia Mundial da Água, a divulgação de um dado assusta, principalmente, a produção agrícola, que depende muito do recurso. Mesmo com 12% da reserva de água doce do planeta, cerca de 70% do volume que se encontra na superfície do país está contaminado.

No interior de São Paulo, uma fazenda frutífera serve como exemplo de uso racional da água. Em suas terras, o fruticultor Roberto Iosque cultiva diversas variedades de frutas. Os lagos do sítio, porém, são apenas reservas de água, já que o produtor aposta em outras formas de manter a terra com a quantidade de água necessária para o desenvolvimento dos pés.

Iosque protege o solo onde cultiva as árvores frutíferas com uma camada formada por galhos e folhas secas. Assim, a terra se mantém úmida, mesmo quando o volume de chuva não é o ideal. Hoje, o sítio utiliza apenas um terço da água que costumava ser necessária há uma década. O benefício do uso consciente da água também traz vantagens econômicas ao produtor.

Clique aqui para ver o vídeo