Produtores de Goiás planejam cultivar a soja Intacta, afirma Aprosoja local

Em entrevista ao Canal Rural, o presidente da entidade, Bartolomeu Braz Pereira, disse que espera uma definição do impasse entre Monsanto e Abiove

Em entrevista ao programa Mercado & Companhia, exibido às 12h20 no Canal Rural, o presidente da Aprosoja-GO e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Bartolomeu Braz Pereira, comentou sobre o impasse entre a empresa Monsanto e a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) sobre o uso da soja Intacta.

• Abiove e Monsanto continuam impasse sobre uso da Intacta RR2

O dirigente afirmou que os produtores de Goiás já se preparam para cultivar a Intacta e aguarda uma definição entre os dois. Para ele, o imbróglio tem que estar esclarecido antes do início do cultivo da oleaginosa, previsto para setembro.

– Os produtores vão plantar a Intacta e a convencional. Ela vai ser plantada comercialmente. É uma situação (impasse Monsanto e Abiove) que precisamos resolver antes do plantio. São decisões que estamos pressionando para que sejam resolvidas logo. Esperamos que até o Fórum Soja Brasil a gente tenha informações mais concretas para repassar ao produtor goiano – explica Pereira.

Bartolomeu Braz Pereira aproveitou também para comentar a expectativa da Aprosoja-GO e da Faeg para a caravana do Soja Brasil, com quatro viagens da Carreta do Canal Rural e o Fórum Soja Brasil, que será no dia 25 de agosto, em Rio Verde (GO).

• Veja o roteiro do Projeto Soja Brasil em agosto

– Vamos falar do CAR (Cadastro Ambiental Rural), para que os produtores entendam o funcionamento dele. É um momento de tomada de decisão e vem em uma hora propícia para o produtor. É um evento em que estaremos em todas as grandes regiões produtivas de Goiás. Estamos em um momento em que há muitas incertezas e turbulências, vamos dar informações para que o sojicultor fique mais tranquilo na hora de tomar decisão – completa o presidente da Aprosoja-GO.

Veja a entrevista completa: