Produtores iniciam plantio da soja em MT, apesar da falta de chuva

Agricultores torcem pelo fim da estiagem nos próximos diasEm Mato Grosso, agricultores desafiam o tempo seco e iniciam o plantio de soja mesmo diante da falta de chuvas, que em algumas regiões já chega a cinco meses. A medida, considerada arriscada pelos especialistas, está sendo adotada por produtores que conhecem os riscos do cultivo em solo seco, mas torcem pelo fim da estiagem nos próximos dias.

A umidade é um fator essencial em praticamente todo o ciclo da lavoura. Na fase de plantio, esta relevância é ainda maior, já que a germinação das sementes depende de boas condições climáticas e, é claro, de umidade no solo. Em uma terra seca, a chance de ocorrer perdas de germinação é muito grande, assim como os riscos de prejuízos para o produtor.

Depois de analisar bem a situação, o agricultor José Carlos Dolphine decidiu iniciar a semeadura antes mesmo da chuva tão esperada. Ele pretende cultivar dois mil hectares de soja. Pelo menos 10% da área já estão sendo plantados. É uma aposta baseada em estratégias e, quem sabe, em um pouco de sorte.

No ano passado, nesta mesma época, pelo menos 290 mil hectares já estavam cultivados em Mato Grosso. Este ano o retrato é outro. São poucos os agricultores que, como José Dolphine, iniciaram o cultivo. Quem puder aguardar mais um pouco antes de colocar as plantadeiras no campo, deve, segundo os especialistas, optar pela cautela.