Produtores de mandioca discutem preço com indústria

Encontro será para discutir o preço mínimo pago ao produtor que está defasadoRepresentantes da Associação Brasileira dos Produtores de Mandioca (Abam) discutirão com as indústrias o preço mínimo pago ao produtor do Paraná. O valor está defasado desde 2013. A reunião acontece nesta quarta, dia 1º, em Paranavaí.

Fonte: Canal Rural

A Abam pretende discutir com os representantes da indústria valores que sejam favoráveis ao setor e aos produtores. A indústria alega que os custos de produção subiram muito, principalmente com a energia elétrica, após dois reajustes no valor da tarifa. A eletricidade corresponde a 40% dos custos industriais.

Além disso, a grande oferta da raíz para o período ajuda a pressionar os preços para baixo. O presidente da Associação, Eduardo Pasquini, informa ainda que deve se reunir com os produtores novamente no máximo até quinta, para definirem a situação do setor no Paraná.

Manifestação

Na segunda, 30, os produtores paranaenses de mandioca bloquearam rodovias que dão acesso às indústrias e interromperam a colheita, como forma de protesto contra a queda no preço do produto. Eles ainda se reuniram para relatarem os prejuízos que estão tendo nas lavouras.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Paranavaí, Ivo Pierin, o principal ponto a ser discutido com o setor é a falta de políticas públicas para a produção de mandioca.