Produtores participam da Bahia Farm Show apesar dos problemas com a safra de grãos no Estado

Feira termina neste sábado, dia 1º de junho, em Luis Eduardo MagalhãesMesmo com os prejuízos provocados pela seca e pelo ataque da lagarta helicoverpa nas lavouras do oeste baiano, os produtores da região participaram da Bahia Farm Show nesta semana, em Luis Eduardo Magalhães. A feira termina neste sábado, dia 1º de junho.

O produtor Edson Lira Gurgel do Amaral cria gado e produz feno no norte baiano, a 800 quilômetros de distância do Oeste, onde acontece a 9º edição da Bahia Farm Show. Ele veio em busca de contatos. Quer conhecer os produtores de grãos. Na feira, ele encontrou milho a R$ 24 pela saca de 60 quilos. Na sua região, ele pagava quase o dobro disso aos atravessadores.

Este ano, o Oeste baiano sofre perdas na produção por causa da estiagem e do ataque da lagarta helicoverpa. Mas para o coordenador da feira, o nível técnico e a tecnologia empregada na região ajudaram os produtores a ultrapassar os problemas.

E a feira tem cumprido o papel de trazer para perto dos produtores as novidades. O representante comercial Alvaro Manfre diz que os produtores têm buscado soluções em máquinas. Ele começou em fevereiro a fazer as cotações de vendas que seriam concretizadas durante a feira.